exames preventivos

5 motivos para estar com os exames preventivos em dia

A visita periódica ao ginecologista e a realização de alguns exames, laboratoriais e de imagem são importantes para o diagnóstico e para a prevenção de muitas doenças. Conheça 5 motivos para manter os exames preventivos em dia.

1. Diagnóstico do câncer de colo uterino
Com o exame Papanicolau, feito através por meio da coleta de células do colo do útero,  é possível diagnosticar câncer de colo uterino e também doenças sexualmente transmissíveis como tricomonas e HPV (papilomavírus humano). Como é feito? Um instrumento chamado espéculo é introduzido na vagina. Ele permite a coleta das células para análise em laboratório. O exame é feito no consultório e não causa dor.

2. Análise dos níveis hormonais
Com um simples exame de sangue é possível verificar possíveis alterações hormonais. O T4 livre e o TSH, por exemplo, apontam  alterações nos hormônios na tireóide. Testes  como de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática) e hemograma completo também estão na lista dos exames solicitados pelo médico.

3. Detecção do câncer de mama
A partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar o exame de mamografia, que permite a detecção do câncer de mama. Antes dos 40, a mamografia é indicada para pacientes que têm histórico da doença na família. O exame clínico, feito pelo médico no consultório, é capaz de identificar apenas nódulos que já atingiram ao menos um centímetro.

4. Saúde dos ovários, endométrio e útero
A ultrassonografia pélvica e transvaginal  é um exame que avalia, por meio de imagem, os ovários, o endométrio e a parede uterina para identificar possíveis alterações nesses órgãos. O exame de ultrassonografia pélvica transvaginal é indicado quando o ginecologista nota alguma alteração durante o exame físico feito no consultório. Também é solicitado quando existe a necessidade de investigação complementar de disfunções hormonais e irregularidade na menstruação, por exemplo.

5. Mais de 40% dos cânceres que acometem mulheres são ginecológicos
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), 40% das neoplasias malignas são ginecológicas. Os cânceres que mais acometem as mulheres são: mama, colo do útero, corpo do útero e ovário. O tratamento é mais eficiente quanto mais precoce for o diagnóstico, por isso a importância do acompanhamento preventivo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *