Dicas de saúde na gravidez

Dicas de saúde na gravidez – Grupo Nascer

Separamos algumas dicas de saúde na gravidez para você! Afinal, devido à alteração hormonal no organismo feminino durante a gravidez, podem ser percebidas transformações em muitas partes do corpo. Confira algumas dessas mudanças e saiba como amenizar o desconforto durante os 9 meses de gestação.

 

Inchaço nos pés:

  • Faça exercícios regularmente;
  • Beba muita água;
  • Evite comida muito salgada;
  • Descanse com os pés e as pernas acima do nível do coração;
  • Evitar deitar de costas – tente deitar sobre seu lado esquerdo;
  • Controle a alimentação para evitar o ganho de peso muito rápido.

Dores nas costas:

  • Pratique exercícios como alongamento, hidroginástica, pilates e/ou ioga;
  • Use colchões firmes;
  • Realize massagens na região dolorida;
  • Mantenha a postura correta ao sentar.

Manchas na Gravidez:

  • Use filtro solar acima de 30 fps;
  • Evite exposição prolongada ao sol;
  • Evite o uso de cremes com retinol ou ureia, que prejudicam a formação do bebê;
  • Use óculos escuros e chapéu.

Alimentação:

  • Beba bastante água – de 1,5 a 2 litros por dia;
  • Coma ao menos três frutas por dia, e não se esqueça das verduras nas refeições;
  • Alimente-se de seis a oito vezes ao dia, dividindo as refeições em pequenas porções e mastigando lentamente;
  • Evite beber líquidos durante as refeições;
  • A proteína e o cálcio são muito necessários nessa fase. Lembre-se de que a carne vermelha é abundante em proteína e também em ferro. Consuma bastante leite, pois o cálcio é fundamental para a formação do bebê;
  • Consuma frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi;
  • Consuma carboidratos moderadamente;
  • Durante a gravidez, recomendam-se apenas 300 calorias extras por dia.

 

E lembre-se: consulte sempre seu médico caso haja alguma dúvida!

*Com informações de www.gineco.com.br.

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