medicamentos fitoterápicos

Medicamentos fitoterápicos durante a gestação

Estudos realizados por pesquisadoras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) apontam que 32,11% das gestantes no mundo usam ou já utilizaram medicamentos fitoterápicos na gestação. A pesquisa aponta que
ao menos 3 em cada 10 mulheres façam uso regular de fitoterapia durante a gestação, muitas vezes sem buscar a orientação de um profissional da saúde qualificado.

Quais medicamentos fitoterápicos são mais utilizados pelas gestantes?

De acordo com os estudos analisados, as 10 espécies medicinais mais utilizadas no mundo pelas gestantes são a camomila, o gengibre, a menta, a equinácea, o alho, o “cranberry”, o aloe, o “raspberry”, o “primrose” e o ginseng.

Medicamentos fitoterápicos são seguros para as gestantes?

Sim, desde que haja o acompanhamento de um profissional qualificado e do médico Obstetra. A pesquisa aponta para a necessidade de desmistificar a ideia de que produtos de origem natural são inofensivos e de que seu uso não requer o acompanhamento de um profissional da saúde devidamente qualificado. Além disso, é fundamental o incentivo à realização de pesquisas que fomentem a transformação de plantas medicinais, drogas vegetais e derivados vegetais tradicionalmente utilizados pela população em medicamentos fitoterápicos seguros, eficazes e com qualidade devidamente comprovada de acordo com a regulamentação vigente em cada país.

Acesse o estudo na íntegra:
https://www.scielosp.org/article/csc/2019.v24n4/1439-1450/pt/

Grupo Nascer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *