“Humanizar o parto envolve um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê”.

(OMS, 2000)

Humanizar o parto, respeitando as decisões da mulher e proporcionando um início de vida com muito amor e respeito ao bebê. Esses são alguns dos valores que o Grupo Nascer carrega. Somos formados por quatro médicos com a mesma visão de trabalho. Acreditamos na importância da experiência do parto, tanto para mãe, quanto para o bebê. Nosso maior objetivo é aliar saúde e conforto emocional em todas as fases da gestação e do trabalho de parto.

 

Toda mãe merece cuidado e respeito

Para nós, as decisões da mulher são extremamente importantes e respeitadas. Nós monitoramos de perto a saúde física e emocional da mãe e do bebê, mas, ao mesmo tempo, deixamos a natureza agir. Realizamos o mínimo de intervenções médicas possíveis  durante o processo fisiológico do trabalho de parto, pós-parto e acolhimento do recém-nascido – e apenas as que forem autorizadas pela gestante.

 

Saúde de mãe e filho em primeiro lugar

Seguir todas as recomendações e as diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde é primordial para nós. Entre elas, estão:

  • Avaliação do risco gestacional durante o pré-natal
  • Monitoramento do bem-estar físico e emocional da mulher durante trabalho e parto e ao término do processo de nascimento
  • Respeito à escolha da mãe sobre o local do parto, após ter recebido informações
  • Respeito à escolha da mulher sobre seus acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
  • Fornecimento às mulheres sobre todas as informações e explicações que desejarem
  • Métodos não invasivos e não farmacológicos de alívio da dor, como massagem e técnicas de relaxamento, durante o trabalho de parto
  • Monitoramento fetal por meio de ausculta intermitente
  • Liberdade de posição e movimento durante o trabalho de parto
  • Monitoramento cuidadoso do progresso do parto, por exemplo por meio do uso do partograma da OMS
  • Contato cutâneo direto precoce entre mãe e filho e apoio ao início da amamentação na primeira hora após o parto, sempre prevenindo a hipotermia do bebê.

 

Com o acompanhamento adequado, sabemos que problemas como hemorragia materna, taxas de infecção, óbito materno e neonatal e complicações respiratórias neonatais são menores.

 

Apoio em todos os momentos

Os pacientes de qualquer um dos médicos do Grupo Nascer também contam com o apoio dos outros três profissionais. O acompanhamento durante o pré-natal e no momento do parto é realizado preferencialmente pelo obstetra de escolha da paciente. Entretanto, em situações de imprevistos ou emergências, a gestante não fica desamparada. Outro médico do Grupo estará sempre à disposição, levando os mesmos princípios e técnicas para o atendimento humanizado.

 

Equipe multidisciplinar

Nosso grande objetivo é fazer com que a gestante se sinta confortável e segura acerca de seus planos para o parto, por isso, incentivamos o atendimento por uma equipe multidisciplinar, o que envolve doulas e enfermeiros obstétricos para atendimento pré-hospitalar. No caso da Doula, estudos mostram que o suporte físico e emocional proporcionado por elas transmite segurança, tranquilidade e força, encorajando a mulher em todas as fases. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a presença da Doula ajuda a diminuir em 50% os índices de cesáreas e 25% a duração do trabalho de parto.

 

Clique aqui, conheça os profissionais do Grupo Nascer e agende sua consulta.