Marcia Kohatsu | Nascer em Foco - 11
Grupo Nascer

Você esperou nove meses, contou as horas para dia do nascimento do seu bebê chegar e, de repente, algo inesperado acontece no dia mais importante da sua vida: seu acompanhante é proibido de entrar na sala de parto, você é obrigada a aceitar procedimentos de rotina do hospital (e que você não queria!) e o que tinha tudo para ser um sonho se torna parte de um grande pesadelo. Ninguém quer passar por uma situação dessas, certo? É para evitar momentos assim que o plano de parto existe. O plano é um documento tão importante que é a primeira entre uma série recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para melhorar, em todas as regiões do mundo, o atendimento oferecido para gestantes e recém-nascidos.

No plano de parto a mulher planeja tudo o que ela quer que aconteça no momento do parto: quem vai estar presente, quem vai fazer a assistência a ela – a doula, o obstetra ou o enfermeiro, por exemplo -, quem será o acompanhante, quais procedimentos ela autoriza ou não”,  explica o Dr. Carlos Miner Navarro, médico obstetra especialista em parto humanizado, gestação de alto risco e membro do Grupo Nascer de Curitiba.

Mas, afinal, como fazer um plano de parto?

1. O primeiro passo é conversar com seu obstetra para entender tudo sobre o tipo de parto escolhido.

2. Depois, visite a maternidade de sua preferência, conheça os quartos, os banheiros, a sala de parto. Tire todas as dúvidas sobre a equipe, o atendimento, as visitas, os convênios e sobre o direito de ter um acompanhante em todos os momentos do trabalho de parto, do parto e do pós-parto.

3. Com todas as informações e os esclarecimentos em mãos, comece a organizar suas ideias. Faça uma lista contendo tudo o que você considera fundamental para o dia do nascimento de seu bebê, por exemplo:

  • Em que maternidade você quer ter o bebê?
  • Quem será seu acompanhante?
  • Você terá uma doula? Qual o contato dela?
  • Alguma Enfermeira Obstetra específica irá te acompanhar? Qual o contato dela?
  • Onde você quer ter seu bebê? No centro cirúrgico, na sala de parto, no quarto ou na água, por exemplo?
  • Gostaria de amamentar logo após o parto (o que é recomendado pelo Grupo Nascer) ou prefere que o bebê seja levado diretamente para o banho?
  • Quais procedimentos você aceita e quais prefere evitar?

4. Entregue seu plano de parto ao obstetra, à Enfermeira, à doula e à instituição escolhida.

O plano de parto funciona como uma orientação à equipe médica e à maternidade para evitar imprevistos de difícil solução. Afinal, conhecer e pensar sobre cada momento do seu parto é muito importante e um direito da gestante. Trata-se de escolhas que envolvem seu corpo e seu filho. Pense nisso!

logo-nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *