mecônio

Bebê com mecônio pode nascer de parto? – Grupo Nascer

Primeiro de tudo: você sabe o que é mecônio? Mecônio é o conteúdo do intestino do bebê quando ele está dentro do útero materno. Para você que já cuidou de bebês, vai lembrar bem: mecônio é a evacuação verde beeeeem escura que o recém-nascido elimina nos primeiros dias de vida.

Mas o mecônio pode ser eliminado no líquido amniótico, antes de nascer. E essa é a grande questão. Você sabe o que isso significa? Isso pode significar que o bebê está maduro, pronto para nascer e que estava com intestino cheio e, por isso, evacuou no líquido amniótico. O líquido, por sua vez, fica mais amarelado ou esverdeado.

O bebê? Ele está bem. O trabalho de parto? Segue normalmente.

PORÉM…

O bebê que está em sofrimento no útero libera mecônio por conta da privação de oxigênio. Esse bebê que não está bem tem chances aumentadas de aspirar o líquido amniótico, pois apresenta reflexo respiratório, e estudos demonstram que não p bebê não deve aspirar o mecônio pois o conteúdo é tóxico para a árvore brônquica do bebê.

MAS, ENTÃO, BEBÊ COM MECÔNIO = SOFRIMENTO = CESÁREA?

NÃO!

O líquido meconial deve, sim, chamar a atenção da equipe, mas não configura indicação de cesárea.

E QUANDO É PRECISO FAZER CESÁRIA POR CAUSA DO MECÔNIO?

Quando há sinal de que alguma outra coisa não vai bem:

  • Trabalho de parto muito arrastado e prolongado
  • Variação dos batimentos cardíacos do bebê
  • Líquido que era claro e tornou-se escuro no decorrer do trabalho de parto

Ah… lembrando: não é possível constatar a presença de mecônio na ecografia, viu? O exame que possibilita avaliar a cor do líquido amniótico sem romper a bolsa se chama AMNIOSCOPIA e só é possível de ser feito quando já há alguma dilatação do colo do útero.

Informações: Dra Juliana Chalupe | Grupo Nascer | Parto Humanizado em Curitiba

Grupo Nascer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *