vbac2

VBAC2: relato de parto normal pós cesariana

VBAC2: Confira o relato de Claudinéia Abondancia, paciente do dr Alvaro Silveira Neto, médico Ginecologista e Obstetra do Grupo Nascer – Parto Humanizado em Curitiba.

Nasceu e “eu renasci”, pois ela veio ao mundo pra mostrar do que somos capazes de enfrentar para realizar um sonho. De protagonizar o maior desfecho do milagre da vida. Parabéns Equipe Nascer, vocês merecem nota 1000, por este trabalho tão maravilhoso, na vida de tantas famílias.

Com 16 semanas de gestação tudo mudou. Decidi procurar um médico na área humanizada, foi quando conheci o Dr. Álvaro Silveira Neto. Tudo a partir de então foi diferente de antes. Ele me atendeu prontamente, ouviu minha história, e me explicou dos riscos.

Então demos continuidade ao pré natal. Perguntei sobre a figura da doula… quando estava com 30 semanas escolhi a Katya Kur Bleninger.

Meu marido resolveu me acompanhar nas consultas finais de rotina, foi quando conheceu o Dr. Ele também se encantou com o grande profissional: seguro, objetivo, paciencioso explicava com muita clareza as nossas dúvidas.

No dia 07 de março de 2020, à noite, durante a missa, comecei a sentir pequenas contrações com dor. Fomos ao shopping com as crianças e eu comecei a conversar com a Katya. Aquela noite dormi muito pouco, acordava com as dores. Na manhã do domingo, mesmo com as dores, levamos as crianças para pescar.

Voltamos para casa às 12h30. Por volta das 15h30, partimos para a maternidade e durante o trajeto comentei que até as 21h ela nasceria.

O plantonista me examinou e eu estava com 4 de dilatação! Passou para o Dr. Álvaro e ele pediu cardiotoco pois precisávamos conversar. Neste momento já pensei com tristeza seria cesárea novamente…

No tempo em que estávamos fazendo o internamento, as contrações aumentaram, fui para o apartamento 28. O Dr. Álvaro chegou umas 18h e a Katya logo em seguida. Me examinou, já estava com 5 e 60% do colo apagado. Repetiu a Cardio e disse ao meu marido que ainda dava pra tentar o parto, mas precisávamos manter o monitoramento.

Falei que estava sentindo grande pressão o Dr. me perguntou se eu estava com vontade de fazer força. Informei que sim, então ele disse: deixa eu te examinar novamente, parece que você já está no período expulsivo, tão rápido.

“Realmente: 9 de dilatação! Vamos pro centro obstétrico”, disse ele . Dr. Álvaro segurou minha mão, olhou bem firme para mim e disse: “agora preciso que você segure o ar durante as contrações e faça muita força, pra ajudar a sua filha nascer”.

A Katya estava de um lado e o Aba do outro, me ajudando. Foram 3 contrações bem fortes e algumas forças. E às 19h20 nasceu a Agnes…

Passei por todas as fases, cheguei à “partolândia” e senti o círculo de fogo. Em todo esse processo, só tenho que agradecer primeiramente a Deus e à Virgem Maria, que agiram através de uma equipe abençoada chamada Grupo Nascer. Dr Álvaro é uma pessoa especial, que é mais do que um médico, é um profissional com dom divino, que me acompanhou, nunca me pressionou com prazos e tempo estipulado. Ele, sim, e dava opções, e sempre me mostrava que “existia uma luz no fim do túnel “. Profissional de ética, conhecimento, responsabilidade, persistência, paciência.

Agradeço também o acompanhamento e a orientação da minha doula e anja Katya que em tão curto espaço de tempo nos mostrou, com muito carinho, o caminho que iríamos percorrer e a participação de cada um nesse processo.

Agradecimento especial ao meu marido sempre me apoiou neste desejo de trazer ao mundo de forma natural os frutos do nosso amor, nosso bem mais precioso, nossos filhos.

VBAC2: sigla para Vaginal Birth After Cesarean, parto vaginal após 2 Cesáreas.

Grupo Nascer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *